Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

PROJETO: ARCA DE NOÉ (2010)




PROJETO: ARCA DE NOÉ DESENVOLVIDO PELA PROFESSORA SOLANGE VANELLO NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Atividade 1: Trabalhando a obra Arca de Noé, de Vinícius de Moraes

1º Momento:
  • Apresentação da Arca de Noé para a turma;
  • Pesquisa da vida do autor pelos alunos;
  • Exposição e seminário sobre Vinícius de Moraes;
  • Socialização do que foi pesquisado;
  • Leitura em casa pelos alunos de alguns trechos da obra.
Sugestão:
O professor poderá dividir a obra em partes, de modo que cada aluno fique com uma delas.
Leitura em sala de aula, seguida de discussão sobre o que cada aluno sentiu e entendeu.

2º Momento:
  • Montagem de versos para outros animais que não estão na obra, ficando a critério do professor decidir se essa atividade será feita em casa ou em sala de aula;
  • Criação de histórias em quadrinhos com bichos da Arca de Noé. O aluno poderá utilizar diálogos nos balõezinhos, em seguida desenhar os personagens e as demais ilustrações da história à mão;
  • Montagem de um recital com os personagens da Arca de Noé, cada aluno interpretando um bicho;
  • Oficinas nas aulas de arte para a confecção das máscaras de cada bicho e também montagem do cenário e figurinos.
Sugestão:
Poderão também ser usadas tintas para caracterizar nos alunos os personagens. Apresentação do recital na sala de aula e depois em toda a escola.

3º Momento:
  • Rodas de leitura para comparar as obras Arca de Noé e Arca dos Bichos, promovendo a reflexão sobre o porquê de os autores terem se preocupado em escrever sobre os bichos;
  • Rodas de discussões para comparar os poemas, promovendo a reflexão sobre a necessidade do respeito aos animais, à natureza e a todas as obras divinas, inclusive o homem;
  • Montagem pelos alunos de um roteiro teatral com animais da Arca dos Bichos. Nesse roteiro deverão ser ressaltados o amor e o respeito aos animais e ao meio ambiente, mostrando que tudo o que desfrutamos na natureza é obra de Deus.



PROJETO: ARCA DE NOÉ - SARAU INFANTIL
Objetivos
- Ampliar o repertório de poesias conhecidas pela turma.
- Utilizar a linguagem oral, adequando-a a uma situação comunicativa formal.

Conteúdo
- Comunicação oral.

Anos
Pré-escola.

Tempo estimado
Dois meses. 
Material necessário
- Filmadora
- Caixa de papelão
- Aparelho de som
- CD
A Arca de Noé - Vols. 1 e 2 (vários intérpretes, Universal Music Brasil)
Livros
- A Arca de Noé (Vinicius de Moraes, 64 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 11/3707-3500, 46,50 reais)
- Poemas Desengonçados (Ricardo Azevedo, 56 págs., Ed. Ática, tel. 0800-115-152, 26,90 reais)
- Mais Respeito, Eu Sou Criança (Pedro Bandeira, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 29,50 reais)

Flexibilização
Para ampliar a capacidade de comunicação e expressão de crianças com deficiência auditiva e auxiliá-las a utilizar libras, posicione as crianças em semicírculo no momento da leitura, para que visualizem o educador, os colegas e o intérprete. É importante que todos falem, um de cada vez, para facilitar a compreensão. Apresente os autores por meio de fotos e estimule a criança a declamar, em libras, poemas que já conhece. Você também pode declamar algumas poesias para servir como modelo de leitor. Explique a todos as etapas do projeto e apresente uma nova poesia às crianças a cada dia. Peça à criança surda que observe a expressão facial e os movimentos do corpo do intérprete quando este estiver declamando. Proponha que a criança leve um bilhete para casa pedindo que os pais escrevam uma poesia para ser apresentada aos colegas. Incentive a criança surda a participar da confecção da "caixa mágica" e explique que ali serão colocadas as poesias e os livros utilizados no projeto. Apresente à criança a poesia que ela irá declamar junto com dois ou três colegas. Convidar um surdo adulto para declamar na sala em libras para que a criança tenha outros exemplos também é uma boa alternativa. Filme a criança surda declamando com o seu grupo e num segundo momento retome o vídeo para que juntos possam ver o que precisa ser melhorado. No dia do sarau, é interessante que a poesia que será declamada em libras seja lida para a plateia. Registrar todos os avanços da criança é fundamental.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte quais poemas as crianças conhecem e estimule-as a declamar. Convide-as a conhecer outros, mostrando os livros selecionados. Leia em voz alta alguns deles, caprichando na entonação. Compartilhe a ideia de organizar um sarau de poesia e convidar os pais para assistir ao evento. Explique que para isso é preciso conhecer vários poemas e aprender a declamá-los.
2ª etapa
Apresente algumas faixas do CD de poesia musicada para familiarizar a turma com o gênero.
3ª etapa
Leia para os pequenos todos os dias os livros escolhidos para o projeto. Converse com eles sobre as poesias e como se deve declamar, cuidando da entonação e da altura da voz, para que o público compreenda e ouça com clareza o que for dito. Como tarefa de casa, oriente que peçam aos pais para recitar e registrar por escrito poemas e versinhos que apreciem. Use a caixa de papelão para guardar os textos poéticos fornecidos pelos pais, os livros e o CD.
4ª etapa
Leia a poesia
Bola de Gude, do livro Poemas Desengonçados, chamando a atenção da turma para a entonação, dicção e altura da sua voz. Proponha que a recitem coletivamente. Repita o procedimento com outros poemas. Use a filmadora para gravar esses momentos.
5ª etapa
Exiba o vídeo para que as crianças possam analisar como estão se saindo e em que precisam melhorar. Ajude-as apontando o que estiver adequado também.
6ª etapa
É hora de selecionar o que será apresentado no sarau. Pergunte às crianças quais são os textos prediletos delas e decidam se as declamações serão feitas individualmente, em duplas, trios ou grupos maiores. Convide as famílias para o evento.

7ª etapa
Ensaie com a turma os poemas.
Produto final
Sarau infantil.

Avaliação
Observe e registre o avanço das crianças no que se refere à apropriação na forma de se expressar em situações de comunicação formal.