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terça-feira, 29 de novembro de 2011

Gramática na prática com lendas

 


TEXTO FOLCLÓRICO

Professora: Edna Trindade




TEXTO FOLCLÓRICO
Professora: Edna Trindade
Turma: 5º B


Atividade 1: Substantivos próprios e comuns,adjetivos.
Instruções: Identificar e classificar.
                      

O NEGRINHO DO PASTOREIO 
O Negrinho do Pastoreio É uma lenda meio africana meio cristã. Muito 
contada no final do século passado pelos brasileiros que defendiam o fim da 
escravidão. É muito popular no sul do Brasil.
xxxx
Nos tempos da escravidão, havia um estancieiro malvado com negros e 
peões. Num dia de inverno, fazia frio de rachar e o fazendeiro mandou que um 
menino negro de quatorze anos fosse pastorear cavalos e potros que acabara 
de comprar. No final do tarde, quando o menino voltou, o estancieiro disse 
que faltava um cavalo baio. Pegou o chicote e deu uma surra tão grande no 
menino que ele ficou sangrando. "Você vai me dar conta do baio, ou verá o 
que acontece", disse o malvado patrão. Aflito, ele foi à procura do animal. 
Em pouco tempo, achou ele pastando. Laçou-o, mas a corda se partiu e o 
cavalo fugiu de novo.
xxxx
Na volta à estância, o patrão, ainda mais irritado, espancou o garoto 
e o amarrou, nu, sobre um formigueiro. No dia seguinte, quando ele foi ver o 
estado de sua vítima, tomou um susto. O menino estava lá, mas de pé, com a 
pele lisa, sem nenhuma marca das chicotadas. Ao lado dele, a Virgem Nossa 
Senhora, e mais adiante o baio e os outros cavalos. O estancieiro se jogou 
no chão pedindo perdão, mas o negrinho nada respondeu. Apenas beijou a mão 
da Santa, montou no baio e partiu conduzindo a tropilha.
E depois disso, entre os andantes e posteiros, tropeiros, mascates e 
carreteiros da região, todos davam a notícia, de ter visto passar, como 
levada em pastoreio, uma tropilha de tordilhos, tocada por um Negrinho, 
montado em um cavalo baio.
xxxx
Então, muitos acenderam velas e rezaram um Padre-Nosso pela alma do 
judiado. Daí por diante, quando qualquer cristão perdia uma coisa, o que 
fosse, pela noite o Negrinho campeava e achava, mas só entregava a quem 
acendesse uma vela, cuja luz ele levava para pagar a do altar de sua 
madrinha, a Virgem, Nossa Senhora, que o livrou do cativeiro e deu-lhe uma 
tropilha, que ele conduz e pastoreia, sem ninguém ver.
xxxx
Desde então e ainda hoje, conduzindo o seu pastoreio, o Negrinho, 
sarado e risonho, cruza os campos. Ele anda sempre a procura dos objetos 
perdidos, pondo-os de jeito a serem achados pelos seus donos, quando estes 
acendem um coto de vela, cuja luz ele leva para o altar da santa que é sua 
madrinha.
xxxx
Quem perder coisas no campo, deve acender uma vela junto de algum 
mourão ou sob os ramos das árvores, para o Negrinho do pastoreio e vá lhe 
dizendo: "Foi por aí que eu perdi... Foi por aí que eu perdi... Foi por aí 
que eu perdi...". Se ele não achar, ninguém mais acha. 



 Atividades:
1)Encontre no texto 5 substantivos próprios e 5 substantivos comuns:


2)Identifique os advérbios no texto e circule-os:


3)No quadro de pregas,responda de acordo com a lenda:

a)QUEM É:
b)COMO É:
c)O QUE FAZ:
d)QUANDO APARECE

Atividades:
1)Encontre no texto 5 substantivos próprios e 5 substantivos comuns:


2)Identifique os advérbios no texto e circule-os:


3)No quadro de pregas,responda de acordo com a lenda:

a)QUEM É:
b)COMO É:
c)O QUE FAZ:
d)QUANDO APARECE

                   É uma criatura com cara de jacaré


            Ele é baixinho, peludo tem cabelo de    fogoe os pés virado para traz.        

                   É um negrinho que usa um gorro vermelho na cabeça e pula numa perna só.

É uma sereia linda e loira q vive na amazônia.


                Aparece nas encruzilhadas, semitérios e uiva pra lua nas noites de lua cheia.














gramática na prática

GRAMÁTICA NA PRATICA


Escola Estadual Marechal Rondon
Professora: Luzinete
Turmas: 4º Ano A e B
ATIVIDADE 1: IDENTIFICAR E CLASSIFICAR CLASSES GRAMATICAIS
Texto: A TARTARUGUINHA
    Ouvi contar uma história Uma história engraçadinha Da tartaruguinha, da tartaruguinha Houve uma festa lá no céu Mas o céu era distante era distante e a tartaruguinha viajou Na orelha do elefante Quando a festa terminou A bicharada se mandou Quem viu a tartaruguinha Quem viu? Lá do céu ela caiu, São Pedro o céu varreu E da pobrezinha se esqueceu Ela disse eu quebrei toda Ai meu corpinho está de fora Como é que eu vou fazer Pai do céu?
Como vou viver agora? Pai do céu juntou os caquinhos e colou. Mais bonita ela ficou!
A tartaruguinha. CD Eliana.

METODOLOGIA:
 Leitura do texto;
 Ouvir e cantar a música;
Dança da cadeira, ao parar a música a professora pergunta ao aluno que ficar em pé para identificar na frase lida uma das classes gramaticais. 










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quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ábaco Fechado - 5º Ano A (2011)



















Tecnologia na Educação

Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs

ATIVIDADE 2.6
Angélica Mendonça, Elizeth Apª de Mello e Zenilda Castro.

A atividade foi realizada na Escola Estadual Profº Terezinha dos Santos Mendonça, no 6º ano A do Ensino fundamental – Matutino no dia 13 de setembro de 2011, na disciplina de Ciências sobre o conteúdo “Cadeia alimentar”. Os discentes foram a Sala de Tecnologia Educacional (STE) da referida escola onde primeiramente assistiram á um vídeo do tele curso sobre o referido tema, posteriormente foi feita uma explicação geral com auxílio do quadro branco sobre o conteúdo com destaque para as seguintes palavras: produtor, consumidor, decompositor e pirâmide alimentar. Em seguida, por meio de uma Webquest com definições os alunos puderam fixar melhor os conceitos, e para exercitar foi proposta uma Webquest com questões interativas que ao final obtinha-se a somatória dos acertos o que estimulou a competitividade entre os estudantes. Para finalizar a aula os alunos assistiram a um vídeo que resumia conteúdo de cadeia alimentar e ao final o vídeo apresentava um Quiz com questões de revisão, os alunos vibravam de alegria quando acertavam tornando a aula mais divertida e descontraída, entretanto ao mesmo tempo muito construtiva.

Figura 1. Alunos assistindo vídeo na Sala de Tecnologia Educacional.

Figura 2. Vídeo sobre Cadeia alimentar.
Figura 3. Explicação no quadro sobre o conteúdo.

Figura 4. Webquest realizada pelos alunos.

Figura 5. Alunos realizando a Webquest sobre Cadeia alimentar.

Tangram - 5º ano A