Total de visualizações de página

domingo, 26 de agosto de 2012

Um dia de Trabalho na Fazenda - 2º B (2012)


Tema : Um dia de trabalho na Fazenda
Público alvo: O público alvo são alunos do 1º ano do ensino fundamental ou aqueles que apresentam dificuldades de aprendizagem no conceito de números. Eu levei as 2 turmas do 2º ano, pois eles ainda tem um pouco de  dificuldades com números.
Duração: A atividade poderá levar o tempo de duas (2) horas/aula ou mais, dependendo da dinâmica que será desenvolvida com os alunos em cada atividade realizada. Eu fiz em 2 aulas, mas preciso levar os alunos para mais uma aula na STE, alguns já conseguiram realizar bem as atividades, mas com alguns outros é preciso trabalhar um pouco mais.
Disciplina: Matemática
Objetivos:
- Correspondência biunívoca: base fundamental para a contagem, no qual a criança deve entender que, para se contar corretamente os objetos de alguma coleção, ela deve computar apenas uma vez cada objeto.
- Ordenação: compreender a importância de ordenar para evitar a repetição e também não deixar de contar nenhum objeto.
- Inclusão de classes: entender que cada número contado inclui seus antecessores, ou seja, o último objeto contado é o número de objetos do conjunto. Os números não existem de forma isolada.
- Conservação de número: o aluno depois de contar um conjunto, não subtraindo ou adicionando algum elemento a este, deve conservar a quantidade inicial de elementos, mesmo que a sua disposição se altere.
- Relação de conjuntos: fazer com que as crianças coloquem todos os tipos de objetos em todas as espécies de relações.

Desenvolvimento:
Aqui detalhado como foi a atividade na sala da professora do 2º B (Maria José):
1ª aula – No primeiro momento, a professora fez um questionamento com os alunos sobre se conheciam uma fazenda ou sítio, se sabiam como é ou podiam imaginar a vida das pessoas que residiam nesses locais, que tipos de animais eles conheciam ou imaginavam que existiam em fazendas ou sítios, e se havia alunos que residiam nesses locais, que eles contassem um pouco sobre como é a vida deles. No segundo momento distribuiu atividades que continham animais semelhantes aos que constam no OA Fazenda Rived, pois podia acontecer de alguns alunos não conhecerem alguns animais como, por exemplo, a ovelha, e mais algumas atividades para reforçar o aprendizado do OA.
2ª aula – Nessa outra aula os alunos foram até a STE e realizaram as atividades no computador.
Será necessário levá-los mais uma vez na STE, pois alguns ainda não conseguiram compreender bem os objetivos das atividades. 

Recursos
Folhas de atividades com animais na fazenda, computador com software ‘’Fazenda Rived’’,  ou acesso a internet, fones de ouvido (para que os alunos possam ouvir os sons dos personagens), com som fica muito atrativo, pois já de início tem o som do galo cantando e o personagem (fazendeiro) vai falando e pedindo ajuda para os serviços na fazenda.
Obs.: Eu baixei em todas as máquinas o software, assim, não seria preciso acessar a internet, e vocês sabem, nem sempre podemos contar com a ajuda da mesma. Também ensinamos aos alunos procurar o ícone na área de trabalho para que pudessem realizar as atividades.


Esse OA é maravilhoso, encanta até nós que somos adultos, não deixem de conhecer!

Se quiserem conhecer o OA, acessem aqui:
http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/fazenda/mat1_ativ1.swf

Se quiserem fazer o download  do OA:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15134

Material pedagógico em PDF:




http://www.nec.fct.unesp.br/TA/3ed/material/m3s1a4_guia_do_professor_fazenda_rived.pdf




Abaixo as fotos dos alunos fazendo as atividades, é recomendável que leve eles pelo menos 2 aulas na STE,  pois as atividades são muito interessantes para o aprendizado deles.


 








sábado, 4 de agosto de 2012

Jogo com Pistas- ''Onde estão os ovinhos de Páscoa?'' -Profª Maynara (2012)







Objeto de Aprendizagem-Fazenda Rived - 2º B- Profª Maria José (2012)










Bilboquê 1º B - Profª Maynara (2012)

Bilboquê

 Os alunos do 1º ano A e B do ensino fundamental da Escola Estadual Marechal Rondon confeccionaram brinquedo com a utilização de material reciclável, conhecido como Bilboquê. Este foi um trabalho desenvolvido em conjunto pelas professoras Fátima, Maynara e Bethe. Os alunos se divertiram com a construção e exploração do brinquedo nas aulas de educação física, os mesmo criaram regras para jogar o Bilboquê. A professora Fátima providenciou os materiais para o desenvolvimento da atividade, que foi concluída nas aulas de artes, onde a professora Bethe junto com os alunos decorou o porta Bilboquê. Ficou uma graça! Ai vai a sugestão da atividade...
Jogo de construção - Bilboquê: Este é um brinquedo no qual os alunos segurando o cone precisam tentar acertar a bolinha de papel dentro do mesmo. O brinquedo é feito com a utilização de material reciclável (garrafa pet e jornal). A garrafa PET será previamente recortada em forma de cone. No bico da garrafa é amarrado um barbante, na outra extremidade é amarrada a bolinha confeccionada com jornal e envolta com fita, no final o brinquedo será enfeitado com tinta. Após concluir a construção do brinquedo, os alunos poderão explorar o material. Regras também poderão ser construídas como realização do jogo “bilboquê” através de sugestões dos alunos.









Unidade e dezena com dados 2º A - Profª Maria Socorro (2012)