"A literatura frequenta a
escola... Mas quem conta as histórias?"
Celso
Sisto
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PROJETO: OFICINA DE LEITURA CONTANDO HISTÓRIAS
TURMAS : 4° e 5° ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
DESENVOLVIDO POR ZENILDA APARECIDA DE CASTRO
COORDENADORA DO PROJETO JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS DE ATIVIDADES: EDNA,
ELENIZE, LUZINETE, MARIA APARECIDA, MARIA DE FÁTIMA, MARIA JOSÉ, MARLENE E
SOLANGE.
MUNDO NOVO - MS
MAIO/2013
Justificativa:
O Projeto oficina de leitura parte do princípio de que difundir o
gosto pela leitura em torno da escola é benéfico à comunidade e aos alunos, por
propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar os alunos a ler os mais
diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, pode garantir o
seu sucesso ao longo de toda sua trajetória escolar, além de ampliar sua
compreensão de mundo.
Uma prática de leitura intencional, cotidiana, vivenciada por alunos e
também por professores, alicerça-se numa comunidade de leitores, mas para isto
é necessário tanto decodificar – pois decifrar o escrito é poder ler com
autonomia – quanto identificar interpretar e construir significados.
A proposta parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura para
além dos limites intra-escolares, envolvendo o entorno da escola é, não só um
benefício quanto uma necessidade emergencial de propiciar a convivência em
ambiente letrado. Ensinar alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais,
assim como viabilizá-los deste ambiente para garantir o seu sucesso ao
longo de toda sua trajetória no contexto social que ora se apresenta.
Objetivos:
- Formar leitores numa proposta inovadora de ensino da leitura, tendo em
vista a criação de um ambiente escolar propício à irradiação da leitura entre
os alunos e outros membros da comunidade.
- Partilhar o conhecimento e construir a cidadania através da leitura.
METODOLOGIA
- Apresentação de vários tipos e gêneros literário;
- Identificação das personagens dos textos;
- Conto das histórias oral e através de mímica.
Avaliação:
- Participação e desenvolvimento dos alunos.
Sou testemunha de como esse projeto de leitura funciona. As crianças que passaram a contar as histórias que eles haviam lido, desenvolveram muito mais a leitura, é como se esse ''contar as histórias'' liberassem a vontade de ler deles, eles passaram a ler com mais firmeza.
ResponderExcluir