Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Projeto de leitura



"A literatura frequenta a escola... Mas quem conta as histórias?"
                                                                                                Celso Sisto 
ESCOLA ESTADUAL MARECHAL RONDON
PROJETO: OFICINA DE LEITURA CONTANDO HISTÓRIAS
TURMAS : 4° e  5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


DESENVOLVIDO POR ZENILDA APARECIDA DE CASTRO COORDENADORA DO PROJETO JUNTAMENTE COM AS PROFESSORAS DE ATIVIDADES: EDNA, ELENIZE, LUZINETE, MARIA APARECIDA, MARIA DE FÁTIMA, MARIA JOSÉ, MARLENE E SOLANGE.


MUNDO NOVO - MS
MAIO/2013



Justificativa:

 O Projeto oficina de leitura parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura em torno da escola é benéfico à comunidade e aos alunos, por propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar os alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, adquirindo o gosto pela leitura, pode garantir o seu sucesso ao longo de toda sua trajetória escolar, além de ampliar sua compreensão de mundo.

Uma prática de leitura intencional, cotidiana, vivenciada por alunos e também por professores, alicerça-se numa comunidade de leitores, mas para isto é necessário tanto decodificar – pois decifrar o escrito é poder ler com autonomia – quanto identificar interpretar e construir significados.

A proposta parte do princípio de que difundir o gosto pela leitura para além dos limites intra-escolares, envolvendo o entorno da escola é, não só um benefício quanto uma necessidade emergencial de propiciar a convivência em ambiente letrado. Ensinar alunos a ler os mais diferentes gêneros textuais, assim como viabilizá-los deste ambiente para  garantir o seu sucesso ao longo de toda sua trajetória no contexto social que ora se apresenta.

 
Objetivos:

- Formar leitores numa proposta inovadora de ensino da leitura, tendo em vista a criação de um ambiente escolar propício à irradiação da leitura entre os alunos e outros membros da comunidade.
- Partilhar o conhecimento e construir a cidadania através da leitura.

METODOLOGIA
- Apresentação de vários tipos e gêneros literário;
- Identificação das personagens dos textos;
- Conto das histórias oral e através de mímica.

Avaliação:
- Participação e desenvolvimento dos alunos.













Um comentário:

  1. Sou testemunha de como esse projeto de leitura funciona. As crianças que passaram a contar as histórias que eles haviam lido, desenvolveram muito mais a leitura, é como se esse ''contar as histórias'' liberassem a vontade de ler deles, eles passaram a ler com mais firmeza.

    ResponderExcluir