Total de visualizações de página

sábado, 16 de julho de 2011

Projeto ‘’Jogo das Argolas’’ (2010)

Escola Estadual Marechal Rondon
Público alvo: Ensino Fundamental (3º ao 5º ano)
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Matemática
Conteúdo:
- Elaboração de frases através de palavras em brincadeiras.
- Comunicação de palavras e quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação numérica ou registros não convencionais.
- Utilização da contagem oral em brincadeiras.
- Explicitação e/ou representação da posição de objetos, utilizando vocabulário pertinente ao jogo.
Objetivos:
Formar frases com palavras.
 Acertar o alvo pela ação de arremessar argolas.
Contar quantas argolas atingiram o alvo em cada jogada.
Registrar a quantidade de pontos que fez em cada um das rodadas.

Material:
Rolos de papel higiênico.
Tintas guache de cores variadas
Tabuleiro que servirá como base.
5 argolas de tamanho médio.
Papel cartão (para a confecção de palavras)
Canudinhos das mesmas cores dos rolos de papel higiênico.

Confecção:
Pintar os rolos de papel higiênico com tintas guache de várias cores. Fixar os rolos no tabuleiro com cola. Colocar dentro de cada alvo uma palavra escrita já confeccionada em papel cartão e canudinhos de acordo com a cor do alvo.

Regras:
Organizar uma fileira de alunos de acordo com a sequência de nomes do diário. Os jogadores ficam atrás de uma linha demarcada no chão e arremessam argolas em direção ao alvo, sendo um arremesso de cada vez, totalizando cinco arremessos. Para cada alvo colorido, há canudinhos da mesma cor que valem determinados pontos cada um e dentro de cada alvo há uma ficha escrita uma palavra. Quando o jogador encaixa a argola, deverá falar uma frase com a palavra que está dentro do alvo e recebe um canudinho correspondente à cor do alvo. Os alvos valem de acordo com as cores:

Alvo amarelo: 5 pontos
Alvo vermelho: 10 pontos
Alvo verde: 15 pontos
Alvo azul: 20 pontos

I  - Aprendizagem do jogo:

Para que os jogadores conheçam os materiais do jogo e as regras, deverá ser realizados uns lançamentos para que eles possam observar o objetivo do jogo - atingir o alvo. O Jogo de Argolas deverá ser apresentado a eles pelas professoras, solicitando a organização das regras e da partida, ordem dos jogadores e o término do jogo, a fim de esclarecer quem será o vencedor.
Em cada partida, os jogadores arremessam cinco argolas, acertando recebem as fichas e canudinhos.
No final haverá a escolha da melhor frase e a somatória dos pontos dos canudinhos. Podendo haver um ou dois vencedores, um da frase e outro dos canudinhos ou o mesmo vencedor para as duas classificações.
Essa atividade tem importância na construção de frases através de palavras e  na construção da noção de adição e multiplicação através dos canudinhos, pois os mesmos representam determinados valores.
Confecção do Jogo

Materiais:





Essa atividade foi realizada no dia 21/10/2010 na quadra de esportes com 26 alunos do 4º ano A, turno matutino da professora Maria Aparecida Amaral. Os alunos formaram uma fila por ordem do diário e foram fazendo os arremessos. Conforme iam acertando os alvos recebiam os canudinhos e a palavra para formar a frase.




Depois os alunos fizeram a somatória dos valores dos canudinhos que eles conseguiram acertar os alvos. Houve um vencedor, o aluno Tiago que conseguiu 6 arremessos no alvo azul totalizando 120 pontos.
 A professora anotava as frases em uma folha.
 Na foto os alunos formando as frases no quadro.



 Na sala de aula a professora passou as frases para o quadro branco para que fossem lidas e para que os alunos pudessem  fazer a escolha da melhor frase. O aluno deveria votar em outra frase que não fosse a sua.

 Os alunos fazendo a leitura das frases


A frase escolhida foi da aluna Larissa:
”Eu contratei um palhaço para o meu aniversário”



Finalizando essa atividade os alunos vencedores (total maior de pontos e melhor frase) foram premiados com um chocolate cada um.
Na foto a aluna Larissa, vencedora da ''melhor frase”
e Tiago vencedor do ''total de pontos''




Nenhum comentário:

Postar um comentário